Importando novos blocos para a biblioteca

Por mais completa que seja a biblioteca de um software, chega aquele projeto onde blocos mais especializados ou estilos diferenciados são necessários. Nessas ocasiões, você deve saber onde obter e como importar esses modelos tridimensionais para a biblioteca do ArchiStation

Obtendo o modelo tridimensional

  • Encontre uma página com blocos nos formatos suportados pelo ArchiStation: 3DS, OBJ, DXF, IFC e Collada DAE. Na página Centro de recursos  disponibilizamos alguns links para sistes que disponibilizam modelos nesses formatos. Neste tutorial, usaremos como exemplo o site 3DWareHouse, que fornece uma grande quantidade e diversidade de blocos gratuitamente.
  • Acesse https://3dwarehouse.sketchup.com/.
  •  Leve o cursor do mouse sobre a imagem no canto superior direito e selecione no menu a opção Sign In | Create Account.

                Sign In

  • Você poderá criar uma conta nova fornecendo um endereço de e-mail, ou entrar com uma sua conta Apple ou Google.

                Sign In

  • Depois de realizar o acesso a conta, faça a busca pelo modelo tridimensional de seu interesse. Utilize o campo de pesquisa para digitar o nome ou tipo de objeto desejado e pressione a tecla <ENTER> para iniciar a busca.

                Pesquisa
                Exemplo procurando as palavras "armchair" e "table"

    Para facilitar a busca e obter resultados mais relevantes, utilize os nomes em inglês, marque a opção "Models" e selecione o método de ordenação por popularidade (Popularity).
  • Ao encontrar um modelo que seja do seu interesse, clique sobre o botão Download.
  • Na lista de opções, selecione o formato "Collada File".

                Download
  • Aguarde a finalização do Download e então clique sobre o arquivo baixado, que deve aparecer normalmente no lado esquerdo da parte inferior da tela, mas pode variar de acordo com seu navegador.

                Download

  • Na janela do Explorador de arquivos do Windows, será mostrando o conteúdo do arquivo zipado. Clique sobre o botão "Extrair tudo" para descompactar.

                Extrair tudo


  • Indique a pasta aonde pretende descompactar os arquivos e pressione o botão Extrair.

                Extrair

  • Todas as texturas e o arquivo com o modelo tridimensional "model.dae" deverão ser extraídos na pasta indicada.

DICAS:
Recomendamos extrair os modelos sempre na mesma pasta, pois isso manterá todas as texturas e imagens utilizadas pelos modelos importados em um único local. No exemplo acima, indicamos a pasta "D:\Modelos", mas você poderá escolher qualquer outra pasta.

As texturas do modelo importado também poderão ser copiadas para a pasta "Minhas texturas" da instalação do ArchiStation. Quando for utilizar os blocos importados em outro computador, que podem depender de texturas para o correto funcionamento, poderá copiar o conteúdo desta pasta de um sistema para outro.

Abrindo o modelo tridimensional no ArchiStation

  • Execute o ArchiStation e pressione o botão ArchiStation.;
  • No menu, selecione a opção Abrir...

            Abrir...

  • Indique a pasta aonde extraiu o modelo tridimensional no formato Collada DAE, selecione o arquivo model.dae e clique sobre o botão Abrir.

                Abrir Collada DAE

  • O ArchiStation criará um novo projeto com o modelo tridimensional importado.

                Modelo tridimensional

Ajustando os materiais do modelo importado

Você poderá realizar ajustes no modelo tridimensional importado. Recomendamos que faça testes de renderização e, caso necessário, altere cores, texturas e materiais das malhas, aplicando as seguintes opções:

  • Selecione o comando Editar materiais Editor de materiais localizado na Barra de título, e clique sobre o material que deseja editar na tela do projeto;
  •  Na guia Materiais do Quadro lateral, abra novas coleções de materiais e arraste para as malhas 3D que deseja alterar.
Nesse momento, você não precisa necessariamente criar um bloco para utilizar o modelo tridimensional em seu projeto. Apenas selecione os objetos, copie usando <CTRL+C> e cole no projeto com <CTRL+V>. Utilize as teclas <CTRL+TAB> para alternar entre os projetos abertos.

Criando um bloco com o modelo tridimensional

Antes de definir um novo bloco, recomendamos que faça o agrupamento de todas as malhas 3D em apenas um objeto, isso otimizará consumo de memória e o desenho das inserções do bloco no projeto.

  • Selecione todos os objetos do modelo tridimensional que serão utilizados na criação do bloco. Você poderá realizar uma seleção por janela, ou utilizar o atalho pressionando as teclas <CTRL+T> para selecionar todos os objetos do desenho, caso não haja nenhum outro objeto;
  • Pressione <F11> para exibir no Quadro Lateral o Inspetor de objetos, caso não esteja visível;
  • Lá, deverá ser mostrada uma lista com todos os objetos selecionados. Se houverem outros objetos selecionados  além das malhas 3D, clique sobre o filtro Malhas 3D para que apenas objetos deste tipo permaneçam selecionados;
  • Clique sobre o botão Converter em Malha 3D Converter em malha localizado na guia FERRAMENTAS para unificar as malhas em um único objeto.

AgAgora sim, vamos aos comandos para a definição do bloco:

  • Selecione novamente todos os objetos que deseja para a definição do bloco;
  • No Quadro Lateral, abra a guia Blocos;
  • Clique sobre o botão Criar um novo bloco Novo bloco;

                Definição do bloco


  • Indique o Ponto base para a definição do bloco, que será usado como referência para inserção no projeto posteriormente;
  • Digite um Nome para identificar o bloco e tecle <ENTER>.

                Bloco na relação

O bloco agora deverá aparecer na relação de Blocos do Quadro lateral. O ArchiStation criará automaticamente uma imagem em planta para identificar o bloco. Esta imagem poderá ser substituída para uma imagem renderizada no tamanho recomendado de  120 x 100 pixels, ou por uma imagem capturada a partir da tela.

Para associar uma imagem ao bloco:

  • Selecione o modo de visualização de  Perspectiva Cônica Perspectiva cônica;
  • Posicione o bloco no centro da tela no ângulo que melhor demonstra sua forma;
  • Opcionalmente, se preferir, ajuste a iluminação e renderize a imagem com tamanho 120 x 100 pixels;
  • Clique sobre a definição do bloco no Quadro Lateral com o botão direito do mouse;

                Seleção de imagem

  • No menu, selecione a opção Associar imagem da tela ou, caso tenha renderizado uma imagem, selecione Associar imagem de arquivo (120x100), então indique o arquivo da imagem renderizada.

Adicionado uma coleção de blocos a biblioteca do ArchiStation

Utilize os processos descritos acima para criar tantos blocos quanto desejar, e então, você poderá salvar todos eles juntos em uma nova coleção que estará sempre disponível na biblioteca do ArchiStation para utilizar em seus projetos.

  • Reúna todos os blocos criados em um único arquivo. Você pode fazer isso selecionando o bloco, pressionando <CTRL+C> para copiar, alternado de projeto utilizando as teclas <CTRL+TAB>, e colando o bloco com <CTRL+V>.
  • No Quadro lateral, acesse a guia Blocos;
  • Clique sobre o ícone Salvar blocos na biblioteca Salvar;

                Salvar coleção de blocos
                No exemplo, serão salvos na coleção os três blocos definidos existentes no projeto

  • Digite o Nome para a coleção, evite dar um nome já existente para não sobrescrever os arquivos da biblioteca original, e então clique em Salvar.

Agora, ao clicar em Abrir blocos de arquivo Abrir a sua nova coleção de blocos deverá aparecer permanentemente na relação da biblioteca, sempre disponível para ser usada em outros projetos.

            Abrir blocos de arquivo
            Exemplo da nova coleção "Mesa" criada com três blocos

Associando um Símbolo ao bloco

Para cada bloco do ArchiStation existem dois modos de exibição, o Modelo tridimensional e símbolo em planta baixa. Ao gerar a planta baixa de um projeto, o bloco inserido permanecerá na mesma posição passando a mostrar a definição de símbolo.

Então, opcionalmente, antes de definirmos o bloco, podemos criar o seu símbolo em planta baixa. Isso poderá ser feito manualmente pelo usuário usando as ferramentas de desenho 2D do software. Ao definir um blocos, todos os elementos que estiverem na camada "Planta" serão considerados como símbolo em planta baixa.