O que há de novo?

O ArchiStation® 2020 foi totalmente reprogramado para garantir mais desempenho, estabilidade e racionalidade no uso da memória. Criado a partir dos novos conceitos de modelagem BIM (Modelagem da informação da construção). Foram adicionados inúmeros novos recursos para criação de elementos arquitetônicos, mantendo a mesma facilidade de uso das versões anteriores.

Quantitativos de materiais

A qualquer momento, pressione um botão para obter a lista completa dos objetos lançados no projeto, como áreas de paredes, revestimentos, pisos, volume de vigas e pilares, contagem de blocos entre outros elementos. A estrutura do Quantitativo pode ser modificada criando-se novos tópicos e a planilha gerada pode ser exportada para os formatos .XML, .XLS ou .JSON, ou ainda enviada diretamente para o MS Excel.

Suporte ao renderizador LuxCoreRender

O renderizador LuxCoreRender (https://luxcorerender.org/) está agora integrado a distribuição do ArchiStation. É um software de renderização físico e imparcial baseado em algoritmos de última geração, que pode simular o fluxo de luz de acordo com equações físicas, produzindo imagens realistas de qualidade fotográfica.

Renderização com Plano de corte

Recurso antes apenas visualizado na tela de edição, agora pode ser estendido a todos os renderizadores suportados.


Biblioteca de blocos e componentes revisada

A biblioteca foi totalmente revisada e adaptada aos novos materiais que agora suportam mapas de Especularidade, Rugosidade e Normal, criando imagens mais realistas ao renderizar. Foram adicionados novos blocos e componentes, incluindo a nova categoria "Portões" que permite a criação de vários estilos de cercas com portões de abrir e correr.

Efeito de Dispersão atmosférica

Adicionado o efeito de Dispersão atmosférica de tela de edição calculado com base em leis da física. Esse efeito da mais qualidade para a criação de vídeos com a movimentação do sol.

 Licenciamento por assinatura anual

Seguindo as tendências do mercado de software, adotamos o sistema de assinatura anual como forma para o licenciamento dos produtos. Tornando mais prático e rápido o processo de aquisição, dispensando a necessidade de aguardar os dispositivos enviados via correio. Também permite que todos os assinantes utilizem a versão mais recente do software, facilitando o suporte e o desenvolvimento de novos recursos.


Novidades da versão 2018

Interface mais atraente

A interface teve seu visual aprimorado. Um tom mais escuro foi utilizado para que a área de visualização do projeto tenha mais destaque. Menus e controles foram criados para absorver as novas metodologias, procurando sempre manter as características amigáveis.

Novos efeitos visuais

Novos algoritmos de pintura por pixel garantem mais realismo na visualização do modelo tridimensional. Com sombras, luz especular, variações de normal, profundidade de campo entre outros efeitos.

Criação de vídeos otimizada

A criação de vídeos ficou mais fácil e a geração de arquivos no formato .AVI mais rápida.

Suporte ao renderizador Pixar® Renderman®

Foi implementado suporte ao renderizador Pixar® Renderman®, um dos softwares de criação de imagens digitais mais conceituados do mundo. Amplamente utilizado em produções de cinema para efeitos visuais e animações. Você poderá criar rapidamente imagens realistas para seus projetos.

Portas e janelas com folhas móveis

Selecione uma porta ou janela na biblioteca e clique sobre a parede que deseja inserir. Após a inserção, você poderá acessar suas propriedades através do Inspetor de Objetos <F11> e determinar o percentual de abertura.

Objetos arquitetônicos parametrizados e com diversos estilos

Diversos tipos de elementos arquitetônicos como Paredes, Portas, Janelas, Escadas, Guarda-corpos, Cercas, Pilares, Lajes, Vigas e Coberturas foram criados, todos parametrizados e com estilos pré-definidos que podem ser alternados e modificados mesmo após o objeto ter sido inserido no projeto.

Janelas de canto com um único clique

Ao ativar a opção de Janela de canto, com um único clique com o mouse sobre um encontro de paredes a janela de canto é criada automaticamente. Antes da inserção, você poderá definir as propriedades de Largura adjacenteLargura oposta e Altura do parapeito.

Janelas fita

Crie janelas fita indicando uma série de pontos, com a possibilidade de intercalar entre seguimentos retos ou em arco.

Aplique pisos e revestimentos facilmente

Selecione o piso ou revestimento desejado na biblioteca ou crie seu próprio estilo, e clique sobre os lados das paredes ou lajes para aplicar.

Projete como se estivesse lá

Edite o projeto em perspectiva cônica. Crie as paredes, adicione as aberturas. Acrescente móveis e pendure quadros nas paredes apenas apontando com o mouse diretamente sobre a posição desejada. Abra e feche as portas e janelas. Configure as coordenadas de latitude e longitude, ajuste a direção Norte e obtenha a posição do Sol com a projeção das sombras nos horários e períodos do ano desejados.

Visualização com Plano de corte

Definido um plano vertical você poderá visualizar o projeto em corte, permitindo avaliar melhor a proposta, realizar verificações estruturais e de instalações.

Versão 2015 Legado

Apesar da versão 2020 importar os arquivos das versões anteriores, decidimos manter a versão 2015 como Legado. Ela poderá ser instalada e utilizada paralelamente a nova versão enquanto você vai se ambientado aos novos recursos.


Novidades da versão 2015

Desenhe com diferentes Unidades

Agora é possível desenhar usando unidades de milímetro (mm), centímetro (cm) ou metro (m).Em qualquer estágio do projeto, você poderá alterar a unidade utilizada.

Empacotador de recursos

Cria pacotes que podem conter vários itens de coleções como Materiais, Componentes, Blocos, Hachuras, Perfis, Imagens, Paletas de cores, e scripts ASX para facilitar a instalação de novas bibliotecas e a troca entre usuários e computadores.

Renderizador Kerkythea

Foi adicionado o suporte ao renderizador Kerkythea (http://www.kerkythea.net), que pode gerar facilmente imagens de alta qualidade.

Rotação de figuras

A edição de figuras inseridas no desenho 2D foi melhorada e agora também é possível girá-las em torno do eixo Z.

Pontos de conexão

Blocos com Pontos de conexão definidos, ao serem inseridos no desenho serão alinhados com outros blocos que também possuam pontos de conexão próximos ao cursor.

Cotas de Nível

As cotas podem ser configuradas para indicar distâncias de acordo com a norma de representação de projetos arquitetônicos, onde dimensões iguais ou superiores a 1 metro são indicadas em metro (m) e dimensões inferiores em centímetro (cm).

Notação das cotas de acordo com a norma ABNT NBR-6492

As cotas podem ser configuradas para indicar distâncias de acordo com a norma de representação de projetos arquitetônicos, onde dimensões iguais ou superiores a 1 metro são indicadas em metro (m) e dimensões inferiores em centímetro (cm).

Importação e exportação para o formato COLLADA *.dae

Agora ficou mais fácil importar modelos 3D de outros softwares através deste formato. Também é possível enviar o projeto criado com o ArchiStation para Lumion, SketchUp e outros softwares compatíveis.
Exportação de arquivos Collada *.dae disponível apenas na versão PRO.

Importação e exportação para o formato DWG*

Utilizando um conversor desenvolvido pela Open Design Alliance, o ODA File Converter, o ArchiStation agora pode importar e exportar arquivos neste formato.

*DWG é um formato nativo e proprietário do AutoCAD® e uma marca registrada da Autodesk, Inc. A Hemero Software não é associada a Autodesk.


Novidades da versão 2013

Matrizes retangular e polar

Recurso que permite criar repetições de blocos. A matriz retangular é criada com a indicação do número de colunas e de fileiras. Já a matriz polar é desenhada a partir da seleção de um arco ou círculo. O espaçamento entre os objetos e o desnível em cada fileira pode ser ajustado. Ao selecionar apenas matrizes, a contagem dos elementos é exibida.

Renderizador Yafaray

Este renderizador demonstrou-se uma excelente opção para criação de imagens internas e externas com qualidade, sem demandar muito tempo de processamento e confirações. Utilizando uma técnica chamada "Ambient Occlusion", cria uma sensação de profundidade que ressalta a volumetria, tornado fácil a assimilação do ambiente proposto.

Palhetas de cores

Novo sistema de seleção de cores possibilita especificar diretamente de paletas fornecidas por fabricantes de tintas através de arquivos no formato de Livro de cores (.acb)

Cobertura com calha

Facilita a modelagem de um telhado entre platibandas, incluindo o madeiramento e calha. Na guia COBERTURA, clique sobre o ícone do comando telhado com Calha central, selecione um estilo de telhado e indique uma região fechada do desenho ou pressione V + ESPAÇO se deseja indicar os vértices do contorno. Para finalizar, indique os pontos de início e fim da calha.

Redimensionamento de blocos

Ao selecionar um bloco inserido no desenho, 8 pontos editáveis poderão ser selecionados para permitir a modificação das escalas nos eixos visualmente. Exemplo: Este recurso permite ajustar facilmente o tamanho de um armário as paredes laterais.

Perfis com extremidades fechadas

Os perfis agora podem possuir em sua definição, além de Linhas e Arcos, Extrusões, permitindo "fechar" as extremidades dos perfilados.