Gerenciando pavimentos
O sistema de gerenciamento de pavimentos do ArchiStation permite a criação e edição de edifícios com diversos pavimentos, possuindo as seguintes características:
- Permite a criação de diversas definições de pavimentos ou "tipos" que podem ser editados individualmente.
- A Disposição dos andares define como os pavimentos criados serão "empilhados" no Modelo tridimensional, permitindo repetir e intercalar os "tipos" definidos.
- Quando uma definição de tipo de pavimento é editada e alterada, todas as inserções do tipo na Disposição dos andares serão atualizadas no Modelo tridimensional.
- É possível copiar objetos de um tipo de pavimento para outro,
mantendo a mesma posição da origem, utilizando os comandos
Copiar <Ctrl+C> e
Colar <Ctrl+V>
.
A guia Pavimentos, localizada na Barra de comando, exibe todos os tipos de pavimentos criados no projeto e permite controlar o qual está em edição.
Criando um sobrado com 2 pavimentos
Passo a passo:
- Inicie um novo projeto;
- Crie as paredes do pavimento Térreo;
Desenho do pavimento "Térreo" - Clique sobre a Guia de Pavimentos com o botão direito do mouse para acessar o Gerenciador de pavimentos;
- Pressione o botão Novo tipo para criar um novo tipo de pavimento e coloque o nome "Superior";
- Arraste o tipo "Superior"
da coluna da esquerda para a
Ordem de montagem, a coluna da direita,
posicionando entre os pavimentos "Térreo"
e "Cobertura";
- Configure na coluna Desnível a altura desejada para cada um dos pavimentos Térreo e Superior. O desnível a ser indicado deve ser o pé-direito desejado somado a altura da laje. Por exemplo, se pretende criar um pé-direito de 270 cm, com laje de altura 10 cm, o desnível indicado deverá ser 280 cm;
- Selecione na Barra de Pavimentos o tipo "Térreo" e inicie o desenho das paredes;
- Ainda no tipo "Térreo", selecione as paredes de referência para criação do tipo "Superior" e copie para a área de transferência pressionando <CTRL+C>;
- Na Barra de Pavimentos, selecione o tipo "Superior";
- Pressione <CTRL+V> para colar as paredes da área de transferência;
- Modifique as paredes de referência de acordo com o que
pretende para o pavimento;
Desenho das paredes do pavimento "Superior". Observe que todos os Tipos devem ser desenhados a partir da cota 0, o calculo das cotas de cada pavimento da Ordem de montagem será feito com base nos desníveis indicados em cada Tipo.
Observação: Sempre que for necessário uma nova referência de parede, você poderá retornar ao pavimento "Térreo", selecionar e copiar as paredes desejadas com <CTRL+C> e colar novamente no pavimento "Superior" com <CTRL+V>. |
- Agora, selecione as paredes, lajes e outros objetos que poderão ser usados como referência para criação da cobertura e pressione <CTRL+C> para copiar;
- Na Guia de pavimentos selecione o Tipo "Cobertura";
- Pressione as teclas <CTRL+V> para colar os objetos;
- Faça todos os ajustes necessários e crie os elementos
adicionais da cobertura.
Visualizando todos os pavimentos juntos
Para visualizar todos os pavimentos do projeto conforme dispostos na Ordem de montagem, marque a opção "Exibir todos os Pavimentos" no menu do controle de Estilos visuais, ou utilize as teclas de atalho <CTRL+P> para alternar entre os modos.
Todos os pavimentos sendo visualizados juntos
Arquivo de referência: Sobrado.iArq
Criando edifícios com mais pavimentos
Seguindo as orientações acima, você poder criar tantos
"Tipos" de pavimentos quanto forem necessários para seu projeto
e empilha-los na Ordem de montagem.
Por exemplo, para criar um edifício com
Térreo e 8 pavimentos
tipo, você poderá criar um pavimento chamado "Tipo" e arrastar 8
instâncias para a Ordem de montagem,
entre os pavimentos Térreo
e Cobertura.
A cota de cada pavimento será mostrada na ordem de montagem. Caso você tenha sub-solos, ou sua edificação não esteja posicionada na cota 0, poderá indicar na caixa Desnível inicial a cota do pavimento mais abaixo.
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